DIOCESE: Convívios Fraternos realizam sua peregrinação jubilar à catedral

O movimento dos Convívios Fraternos da Diocese da Guarda vai organizar o ‘Jubileu do Conviva no dia 26 de Abril, na cidade da Guarda. O programa tem início marcado para as 15h00 no Jardim José de Lemos e termina com a celebração da Eucaristia, na Sé da Guarda, às 17.30 horas. Os participantes são convidados a comparecer nesta iniciativa com a T-shirt Convívios Fraternos, a Faixa, o Livrinho e a Cruz Conviva.

O primeiro Convívio Fraterno realizou-se de 17 a 19 de Maio de 1968, em Castelo Branco, na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, da visão pastoral do padre Valente de Matos, com o propósito de responder às necessidades e anseios espirituais dos jovens.

Em 2018, o movimento de pastoral juvenil comemorou os 50 anos da sua fundação, e a sua Cruz Peregrina percorreu todas as dioceses de Portugal onde os Convívios Fraternos estão implementados, Moçambique e Paris (França).

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou os estatutos dos Convívios Fraternos no dia 1 de Março de 2010.