DIOCESE: Ano jubilar recorda obra do fundador de Santa Zita

A Família Blasiana vai dar início, dia 19 de julho, ao ano jubilar (1925-2025) que assinala os 100 anos de ordenação sacerdotal do seu fundador, o padre Joaquim Alves Brás.

O sacerdote, natural da diocese da Guarda, deixou uma vasta Obra de apoio à família dinamizada por inúmeras fundações: Obra de Santa Zita (OSZ); Centros de Cooperação família (CCF); Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF); Movimento por um Lar Cristão (MLC); Fundação Mons. Alves Brás e “Focos de Esperança”, o movimento juvenil da Família Blasiana.

O ano jubilar será marcado por vários eventos que pretendem celebrar a vida e obra deste sacerdote, nascido em Casegas, no concelho da Covilhã, mas também pensar a família e refletir a forma como o pensamento do padre Brás sobre a “célula base da sociedade” permanece atual nos dias de hoje.

No dia 19 de julho de 2025, completam-se 100 anos da data de ordenação sacerdotal do padre Brás. Foi ordenado a 19 de julho de 1925, na Guarda, por D. José Alves Matoso. Nesse dia, a peregrinação da Família Blasiana a Fátima marca o encerramento do Ano Jubilar.

Mais informação em Agência Ecclesia