Covid-19: Missas com assembleia regressam a 15 de março, procissões continuam suspensas

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou ontem o regresso das celebrações públicas da Missa, a partir de 15 de março, mantendo as regras e cuidados que já vinham de 8 de maio.

Pedem ainda que se evitem procissões e  outras expressões da piedade popular, como as “visitas pascais” e a “saída simbólica” de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública.

Quanto à celebração doutros sacramentos, observem-se as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações.

No mesmo comunicado, os bispos portugueses, dão algumas indicações sobre o modo como proceder com as celebrações da semana santa, e informam que irão reavaliar estas orientações na Assembleia Plenária da CEP de 12-15 de abril de 2021.

Pode ler AQUI o comunicado na íntegra.

Em, simultâneo, o bispo da Guarda enviou um comunicado aos padres com indicações similares, onde refere que”funerais, procissões e outras manifestações de piedade popular continuam sujeitos às restrições que já conhecemos, até novas ordens” e que “sobre o Domingo de Ramos, Semana Santa e Tríduo Pascal daremos orientações mais específicas no início da próxima semana”.

Em breve daremos a conhecer os horários das celebrações.