Conferência Episcopal programa o sínodo sobre a sinodalidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal (CEP) debateu esta semana em Fátima o processo da próxima assembleia sinodal, que o Papa convocou para culminar em outubro de 2023, sobre o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”,  apelando ao envolvimento das comunidades católicas. “A intenção é que todos sejam auscultados”, disse aos jornalistas o padre Manuel Barbosa, após a reunião mensal do conselho.

De acordo com as indicações da Santa Sé, cada bispo diocesano deve nomear uma pessoa de contacto e uma Equipa para coordenar e dinamizar o processo, após o qual será elaborada uma síntese de 10 páginas a enviar ao Secretariado-Geral da CEP até finais de março, depois de uma reunião pré-sinodal, apresentando nessa altura a síntese preparada; a partir das sínteses diocesanas, um grupo nomeado pela CEP fará a síntese final, também de dez páginas, a ser enviada em abril à Secretaria-Geral do Sínodo (Santa Sé).

A CEP irá promover uma reunião pré-sinodal, de 25 a 28 de abril de 2022, coincidindo com a sua Assembleia Plenária de primavera.