CLERO: Jornadas de Formação do Clero juntam Dioceses do Centro

As dioceses do centro (Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu) vão promover, em conjunto, no Santuário de Fátima, umas Jornadas de Formação do Clero, nos dias 30 e 31 de Janeiro, e 1 de Fevereiro de 2024.

O secretariado integra um elemento de cada Diocese que, depois de uma reflexão alargada sobre as principais dificuldades e necessidades pastorais das comunidades cristãs e tendo em conta o processo sinodal em curso, escolheu como tema “Evangelização e comunidades”.

O grupo, de que faz parte, da diocese da Guarda, o padre Jorge Castela, convidou três especialistas: o sociólogo português António Barreto, o bíblico espanhol Santiago Guijarro e o pastoralista italiano Paolo Asolan.

Pretende-se que, depois de avaliar o contexto cultural e religioso, recordar como foi o início do cristianismo (evangelização e consolidação das primeiras comunidades cristãs), se possam discernir e encontrar caminhos pastorais para o nosso tempo.

Para além das manhãs (conferências), as tardes serão para diálogo em ateliês temáticos e as noites terão momentos culturais; tudo será complementado com oração e convívio.

Ao momento, estão cerca de 250 inscritos, sendo 22 da diocese da Guarda.

mais informação AQUI