Celebração Familiar para uma romagem ao cemitério em família por ocasião dos Fieis Defuntos

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Como estamos a atravessar um momento delicado com a pandemia pelo covid-19, e dado que a autoridade diocesana, D. Manuel Felício, cancelou as romagens comunitárias aos cemitérios por ocasião da celebração dos Fiéis Defuntos, os párocos do Fundão, Pinhel e UP da Gardunha, em colaboração com as Edições Salesianas, elaboraram um esquema de Celebração que pode ser utilizada para orientar a oração familiar aquando da romagem que cada família pode fazer ao cemitério.

Simples, prática, à semelhança das celebrações dominicais elaboradas durante o tempo pascal, pode ser descarregada AQUI.

As famílias são convidadas a juntar-se respeitando as normas da Direcção Geral de Saúde e da Autoridades Local de Saúde.

A  proposta foi pensada para se fazer no cemitério, junto da campa dos familiares falecidos. Contudo, na impossibilidade de haver deslocação ao cemitério, pode fazer-se em casa. Assim como pode ser feita no todo ou em parte, em família ou individualmente. O importante é que, através desta proposta ou outra similar, os cristãos possam rezar pelos seus familiares falecidos numa ocasião que tradicionalmente é bastante importante para nós.

Face às circunstâncias e para criar condições de segurança, o Município de Pinhel vai controlar as entradas no cemitério Municipal de Pinhel, cuja gestão lhe compete, nos dias 30 e 31 de outubro, 1 e 2 de novembro. A permanência em simultâneo vai estar limitada a 100 pessoas, devendo estas cumprir as regras de higienização das mãos à entrada, uso de máscara e distanciamento físico no interior do cemitério. Para evitar que as pessoas se cruzem, haverá uma entrada e uma saída diferenciadas.

O Cemitério Municipal de Pinhel estará aberto, nos dias acima indicados, das 8.00h às 19.00h.

A Câmara deu a conhecer estas normas às Juntas de Freguesia do concelho, responsáveis pelos cemitérios das localidades afectas à respectiva Junta de Freguesia, de modo a tomarem cuidados similares adaptados.

Nos dias mais próximos do dia dos Fieis Defuntos, o pároco irá também ele próprio, sozinho, a todos os treze cemitérios da Unidade Pastoral de Pinhel fazer uma pequena oração pelos defuntos aí sepultados.

Fieis Defuntos_CELEBRACAO-FAMILIAR