CATEQUESE: Igreja portuguesa prepara novos catecismos

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou, em 2022, um ‘Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias’ e recebeu, no passado dia 19n de fevereiro, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), os primeiros recursos catequéticos do itinerário, da coleção que tem como nome global ‘Emaús’.

O novo itinerário de inspiração catecumenal proposto pelos bispos portugueses passa a ter quatro tempos diferentes: ‘o Despertar da Fé, a Iniciação à Vida Cristã, o Aprofundamento Mistagógico e o Discipulado Missionário’.

Os materiais físicos e online para o ‘Itinerário de Iniciação à Vida Cristã’ têm estado a ser desenvolvidos por um grupo alargado, do Departamento da Catequese do SNEC em colaboração com os Salesianos Editora.

O responsável deste grupo, o Pe Rui Alberto, afirmou à Agência Ecclesia que “estamos a mudar não só os materiais catequéticos, estamos a mudar todo o horizonte”. “Até aqui tínhamos os dez anos de catequese, havia conteúdos diferentes, em profundidade diferentes, mas no fundo havia uma sequência do primeiro ao décimo ano. Os nossos bispos, no seu discernimento, propuseram quatro tempos que são qualitativamente diferentes”, salientou o sacerdote Salesiano.

O novo ‘Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias’, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em 2022, pretende formar os catequisandos para além da celebração de um sacramento, de um diploma e de um percurso semelhante ao escolar definido por anos.