Paróquia do Bogalhal presente em Exposição de Arte Sacra

Mostrar de forma conjunta peças de arte sacra, das Dioceses de Lamego, Aveiro, Viseu e Guarda, é o grande objectivo da exposição itinerante que foi inaugurada esta sexta-feira, 9 de Julho, no Museu Diocesano de Lamego, com o tema “Diálogos. Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador”.

Numa iniciativa pioneira de colaboração, estas quatro Dioceses do centro do país mostram meia centena de peças de diversas tipologias, nomeadamente pintura, escultura, azulejaria, ourivesaria e paramentaria.

A Diocese da Guarda estará representada nesta exposição com peças de arte sacra pertencentes ao Seminário da Guarda e às paróquias de São Vicente da Beira (Castelo Branco), São Gião (Oliveira do Hospital), Folgosinho (Gouveia), Vila Cova à Coelheira (Seia), Souto Maior (Trancoso), Escalhão (Figueira de Castelo Rodrigo), Vila Garcia (Guarda), Bendada (Sabugal),  Folhadosa (Seia) e Bogalhal (Pinhel), Desta paróquia da Unidade Pastoral de Pinhel está presente um Cristo do século XIV.. A imagem de Cristo Crucificado da Igreja Matriz do Bogalhal é não só a mais antiga escultura do património artístico existente no concelho de Pinhel, como uma peça de grande importância no património artístico Nacional, dada a sua datação recuada. Todo o corpo de Cristo é esculpido num único bolco de madeira.

As peças que representam a diocese da Guarda“São peças em alabastro, metal, calcário, marfim, madeira e papel dos séculos XIV, XV, XVI, XVII e XVIII”, disse Joana Pereira, da Comissão de Inventariação e Museologia (Departamento do Património, Cultura, Bens Culturais e Turismo da Diocese da Guarda), ao jornal A GUARDA.

A exposição ficará três meses em cada uma das Dioceses. Depois de Lamego (9 de Julho a 15 de Outubro de 2021) transita para Aveiro (22 de Outubro de 2021 a 4 de Fevereiro de 2022) e depois para Viseu (18 de Fevereiro a 17 de Junho de 2022). A Guarda encerra esta primeira mostra interdiocesana de arte sacra, mostrando a exposição de 24 de Junho a 18 de Outubro de 2022, no Museu Diocesano da Guarda.

mais informação em Jornal A GUARDA ou em Diocese da Guarda