Bispos com título de “Cidadão Honorário da Guarda” no 822º Aniversário da cidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
No dia da cidade, 27 de Novembro, o Município da Guarda vai homenagear os Bispos D. Manuel Felício – Bispo da Guarda, D. António Moiteiro – Bispo de Aveiro e D. António Luciano – Bispo de Viseu, todos eles com ligações à Guarda.
Esta homenagem “a três ilustres personalidades da Guarda” como referiu o presidente da autarquia Sérgio Costa, na reunião desta segunda-feira, 22 de Novembro, acontece ao abrigo do artigo 15.º do capítulo III do Regulamento Municipal de Condecorações do Município da Guarda em vigor, com a atribuição da Medalha de Honra do Município da Guarda – Grau Ouro, que outorga aos agraciados o título de “Cidadão Honorário da Guarda”.
D. Manuel da Rocha Felício é natural de Mamouros, Castro Daire, onde nasceu a 6 de Novembro de 1947. Foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa a 21 de Outubro de 2002 por João Paulo II, com o título de bispo-titular de Aquae Flaviae. A ordenação episcopal aconteceu a 15 de Dezembro desse mesmo ano, na Sé de Viseu. Foi nomeado Bispo Coadjutor da Guarda, no dia 21 de Dezembro de 2004 por João Paulo II, tomando posse em 16 de Janeiro de 2005.
D. Manuel da Rocha Felício foi nomeado Bispo da Guarda no dia 1 de Dezembro de 2005, sucedendo a D. António dos Santos.
D. António Manuel Moiteiro Ramos nasceu a 17 de Maio de 1956, na freguesia de Aldeia de João Pires, concelho de Penamacor e distrito de Castelo Branco, na diocese da Guarda.
Foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Braga a 8 de Junho de 2012 pelo Papa Bento XVI, com o título de bispo-titular de Cabarsussos. Foi ordenado a 12 de Agosto de 2012 na Sé da Guarda pelo cardeal D. José Saraiva Martins.
No dia 4 de Julho de 2014 foi nomeado Bispo de Aveiro pelo Papa Francisco, sucedendo a D. António Francisco dos Santos.
D. António Luciano dos Santos Costa nasceu em Corgas, freguesia de Sandomil, concelho de Seia, no Distrito e Diocese da Guarda.
Foi nomeado Bispo de Viseu, pelo Papa Francisco, a 3 de Maio de 2018. No dia 17 de Junho de 2018, foi ordenado bispo, na Sé da Guarda.
in pagina de facebook do Jornal A Guarda