Bispo de Viseu destacou importância da Eucaristia na vida de D. João de Oliveira Matos

“A Igreja do presente e do futuro tem de ser uma Igreja profundamente eucarística” disse o Bispo de Viseu, na conferência sobre a “Centralidade da Eucaristia na Espiritualidade do Sr. D. João de Oliveira Matos”, que decorreu no dia 18 de Novembro, no Outeiro de São Miguel, no âmbito das comemorações do Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus.
D. António Luciano considerou que “embora não tenhamos os padres que gostaríamos de ter porque são eles o instrumento para que a celebração da eucarística aconteça”, é preciso ter em conta “a dimensão da Adoração e do Serviço Eucarístico que não é só a celebração da Eucaristia”. Adiantou que “essas dimensões ligadas à Eucaristia, que no fundo são o apostolado da Eucaristia, são a Missa nas 24 horas do dia, têm de ser cada vez mais ensinadas, transmitidas, partilhadas ao povo de Deus para que ele saiba viver a Eucaristia”.
O Bispo de Viseu referiu ainda que “quem puder deve participar sempre na Eucaristia, em cada domingo” e lembrou que quem não tiver oportunidade de o fazer presencialmente “deve faze-lo de outras formas, que pode ser na Adoração Eucarística, na Visita ao Santíssimo, ou numa catequese a partir da eucaristia”.
D. António Luciano apontou o antigo bispo auxiliar da Guarda, D. João de Oliveira Matos como “exemplo de santidade”. Explicou que “em toda a vida do senhor D. João transparece santidade porque ele percebeu que ser santo é viver, desde o baptismo até ao momento em que o Senhor nos leve para a Bem Aventurança Eterna, uma vida de fidelidade a Deus fazendo a sua vontade”. E acrescentou: “Foi isso que ele procurou sempre fazer e incutir nos outros”.
O Bispo de Viseu deixou o apelo para que a Liga dos Servos de Jesus “recorde, valorize muito e que dê a conhecer a vida do Venerável D. João de Oliveira Matos não só à diocese da Guarda mas ao mundo inteiro”.
Recorde-se que a primeira conferência, no mês de Outubro, foi proferida pelo bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, que falou sobre “As intuições do Fundador da Liga dos Servos de Jesus”.
A próxima conferência, com o pároco de Celorico da Beira, Padre José Manuel Martins, será sobre “actualidade da mensagem do Sr. D. João e o seu contributo para a Igreja dos nossos dias”, no 9 de Dezembro.

in Jornal A Guarda