ADVENTO: Secretariado da catequese propõe uma dinâmica para “alargar a tenda”

O secretariado da Catequese preparou para os catequisandos e suas famílias, aos quais pretende associar toda a comunidade, uma dinâmica de advento com o objectivo de, como refere a frase bíblica de Isaías, alargar a nossa tenda para o Menino Deus poder encarnar em nós. Esta foi a frase escolhida para o documento que fez a síntese das sínteses que chegaram ao Vaticano na 1ª fase do sínodo sobre a sinodalidade. No mesmo espírito nasce esta dinâmica.

“Alargar a tenda” é um precioso conselho do profeta Isaías, que abre caminhos para um entendimento que coloca a fraternidade como meta principal, pois alargar a tenda é abrir espaço para o outro. Só aberta ao outro, a nossa tenda tem espaço para Deus vir a nós.

A “tenda” do próprio coração, de estacas bem fincadas e de cordas bem esticadas, deve ter no seu centro o presépio. É isso que se irá construir ao longo das 4 semanas de advento, com a terra e as pedras do caminho, com as estacas e as cordas da tenda, e com a lona que abrigará o presépio.

O Advento tem início no dia 3 de dezembro. Com ele iniciamos um novo ano litúrgico, o ano B, ano em que escutaremos sobretudo o evangelho de S. Marcos. Nas missas dominicais desse fim de semana, todos são convidados a trazer terra em sacos e pedras ou pedregulhos. Depois, com propostas para fazer a tenda, no II domingo do advento, são convidados a trazer estacas, no III domingo cordas e no IV domingo pedaços de tecido. Esta dinâmica pode também ser feita noutras comunidades da Unidade Pastoral de Pinhel que o desejem.

Participa