DIOCESE: paróquia de Donas assinala 100 anos de ordenação do padre Joaquim Alves Brás

Família Blasiana promoveu peregrinação à paróquia de Donas, no concelho do Fundão, onde o sacerdote foi pároco de 1925 a 1930, no âmbito do ano jubilar que assinala 100 anos de ordenação sacerdotal do fundador

O bispo da Guarda afirmou este sábado que o padre Joaquim Alves Brás é uma “referência para a Igreja” e para a “própria sociedade”, numa celebração do centenário de ordenação sacerdotal, em Donas, no Fundão (Diocese de Guarda).

“A sociedade está a despertar para olhar este exemplo. A Covilhã, sede de concelho da sua terra natal, já prestou homenagem em devida altura. E nós hoje estamos aqui nas Donas, onde o padre Brás entrou há 99 anos, para dar visibilidade a este homem”, assinalou D. Manuel Felício, que presidiu à celebração de Ação de Graças durante a tarde, citado pelo Instituto das Cooperadoras da Família, nas redes sociais.

A Família Blasiana celebrou este sábado o aniversário de ordenação sacerdotal do fundador, padre Joaquim Alves Brás, com uma peregrinação à Paróquia de Donas, concelho do Fundão, onde o sacerdote teve a primeira e única experiência como pároco entre 1925 e 1930.

O espaço Octógono do Fundão acolheu a realização de uma sessão solene, com início às 11h, que contou com os testemunhos sobre a vida e obra do padre Brás, entrelaçados com algumas peças musicais pelo Coro do Orfeão da Covilhã.

Além da Eucaristia, durante a tarde decorreu uma oração mariana e o descerramento de uma lápide alusiva ao Centenário de Ordenação Sacerdotal do padre Joaquim Alves Brás.

O monsenhor Fernando Silva de Matos, postulador da Causa da Canonização do sacerdote, marcou presença ao longo do dia na homenagem ao antigo pároco de Donas.

O padre Joaquim Alves Brás deixou uma Obra de apoio à família dinamizada por inúmeras fundações, que formam a Família Blasiana: Obra de Santa Zita (OSZ), Centros de Cooperação Familiar (CCF), Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), Movimento por um Lar Cristão (MLC), Fundação Monsenhor Alves Brás e o movimento juvenil “Focos de Esperança”.

Joaquim Alves Brás nasceu a 20 de março de 1899, em Casegas (Covilhã), foi ordenado padre, em 19 de julho de 1925, na Diocese da Guarda, e morreu a 13 de março de 1966, em Lisboa.

mais em Agência Ecclesia