JMJ 2023: organização convida «Vem ser voluntário da JMJ! Estamos à tua espera!»

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 lançou um apelo à inscrição de voluntários, convidando os jovens a experimentar “uma das maiores belezas deste encontro com o Papa”.

“Desde a sua primeira edição, em 1986, que a Jornada Mundial da Juventude se constrói com a colaboração de milhares de voluntários”, assinala a nota, na qual se destaca a importância do “trabalho e do tempo que tantos jovens oferecem, para que outros tenham a oportunidade de participar numa experiência única.

A primeira fase das inscrições de voluntários centrais (do Comité Organizador Local – COL) termina a 20 de abril.

Para ser voluntário do COL, na JMJ 2023, é necessário ter mais de 18 anos, à data de 23 de julho, e ter disponibilidade total para acompanhar a Jornada entre 23 de julho e 7 de agosto, em Lisboa.

A organização da JMJ estima a necessidade de 30 mil voluntários.

As candidaturas podem ser efetuadas online.

Os voluntários centrais são aqueles que colaboram nas tarefas e atividades relacionadas com os eventos centrais da Jornada: os encontros com o Papa, o Festival da Juventude, os eventos de abertura, a Cidade da Alegria ou os pontos de informação na cidade, entre outros.

Os voluntários paroquiais ajudam nos eventos e necessidades que vão existir nas paróquias que acolhem a JMJ Lisboa 2023, após uma formação específica e a formação de equipas, com os respetivos chefes.

Há três Dioceses de Acolhimento (onde ficarão alojados peregrinos): Lisboa, Santarém e Setúbal.

“Nessas dioceses, as paróquias terão uma equipa de voluntários paroquiais que colaboram na organização dos alojamentos, no atendimento de peregrinos, na organização de celebrações e eventos”, precisa a organização.

A nível paroquial, os voluntários devem ter mais de 15 anos à data de 23 de julho, sendo necessária disponibilidade de 23 de julho e 7 de agosto, para acompanhar “eventos paroquiais, o acolhimento dos peregrinos, a distribuição dos kits e de alimentação”.

in Agencia Ecclesia