DIOCESE: inauguração do espaço “Expoecclesia” e exposição “Mulier, Mater, Magistra”

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A Diocese da Guarda vai inaugurar o espaço “Expoecclesia”, na capela do Antigo Seminário e Paço Episcopal, na Guarda, na próxima quarta-feira, 13 de Julho. A iniciativa está marcada para as 17.00 horas.

O momento é assinalado com a abertura da exposição “Mulier, Mater, Magistra” dedicada à Mulher, que apresenta peças de várias paróquias da Diocese, onde se incluem, como já foi anunciado, três peças da Unidade Pastoral de Pinhel: um fio da paróquia de V. Madeira, uns brincos da paróquia de Ervedosa e um alfinete da paróquia de Pinhel.

Na mesma ocasião terá lugar o lançamento do Roteiro das Beiras e Serra da Estrela – Pegadas de Fé, bem como a realização da experiência virtual numa atmosfera imersiva, através do recurso a multimédia 2D e 3D, sobre a História da Diocese da Guarda.

Inicialmente anunciado como Museu Diocesano da Guarda e para onde esteve programada a exposição “Diálogos – Na beleza das obras contemplamos a beleza do criador”, entre 24 de Junho e 18 de Outubro, o espaço aparece agora com a designação de “Expoecclesia”. Recorde-se que a exposição ‘Diálogos’ já esteve patente no Museu Diocesano de Lamego (9 de Julho de 2021), na Casa da Cultura de Ílhavo (de 22 de Outubro de 2021 a 4 de Fevereiro de 2022), encontrando-se, actualmente, em Viseu, no Museu da Misericórdia. Esta exposição apresenta cerca de meia centena de peças, não afectas ao culto, de diversas tipologias artísticas. Um programa expositivo que compreende peças de pintura, escultura, azulejaria, ourivesaria e paramentaria, num arco cronológico que abrange os períodos medieval, moderno e contemporâneo, e que provoca o cruzamento de diferentes propostas estilísticas e iconográficas. Esta é a primeira exposição interdiocesana organizada pelos departamentos de bens culturais da Igreja das dioceses de Aveiro, Viseu, Guarda e Lamego.