250 anos de história comemorados na sede da extinta diocese de Pinhel

Foi com simplicidade, mas com muita emoção, que ontem, dia 21 de Junho, a comunidade de Pinhel se juntou para assinalar e comemorar os 250 anos da criação da Diocese de Pinhel.

O ponto mais alto foi a celebração eucarística presidida pelo bispo da diocese da Guarda, diocese que acolheu a extinta diocese de Pinhel em 1882. Na homilia, D. Manuel Felício recontou alguns factos da história da extinta diocese, salientando as dificuldades com que nos deparamos, tanto naquele tempo como agora, quando se faz alguma reorganização territorial ou pastoral.

As mais de duzentas pessoas presentes, onde se destacaram as forças vivas da cidade, tanto religiosas como civis e militares, tiveram ainda a oportunidade de conhecer o livro de bolso que a paróquia de Pinhel publicou para ajudar a conhecer a história destes 250 anos desde 21 de junho de 1770.

Na apresentação, usaram da palavra o pároco, que foi quem redigiu o livro, D. Manuel Felício, que se congratulou com esta obra, e o presidente da Camara, Rui Ventura, que manifestou a sua emoção pela celebração e pelo aniversário, pois a elevação de Pinhel a cidade está intimamente ligada à criação da diocese. Como referiu posteriormente o pároco, conhecer a nossa história é conhecer de onde viemos e quem somos.

O livro conta como foi a criação da diocese de Pinhel, o contexto dos 112 anos em que foi diocese territorial, os bispos desse tempo, como foi a sua extinção e o que resta da diocese nos dias de hoje. Para além disso, o livro contém imagens de alguns documentos importantes, pinturas de alguns bispos, o mapa da diocese, entre outros.

Pinhel foi sede de Diocese territorial de 1770 a 1882, tendo sido elevada, para o efeito, à categoria de cidade a 25 de Agosto de 1770. Foi criada pelo Papa Clemente XIV, depois do pedido efectuado pelo Rei D. José em carta de 4 de Março de 1770. O pedido foi deferido pelo mesmo Papa, que decretou em 21 de Junho desse ano a sua criação, embora só a 10 de Julho, o bispado tenha sido erigido.

A paróquia e a Camara tinham previsto um leque variado de eventos e actividades para assinalar este ano de aniversário, mas a pandemia do coronavírus obrigou a tornar estes momentos mais singelos, não perdendo, no entanto, o valor. A organização da paróquia, com o apoio da Camara, garantiu as normas de segurança, de higiene e de distância necessárias. No final, o presidente da Camara apelou aos presentes para o cuidado necessário de modo a evitar contágios.

A paróquia de Pinhel agradece o apoio da Camara Municipal para se poder assinalar este aniversário.

 

Especial Diocese de Pinhel