Convite a uma festividade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo diferente!

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Na próxima quinta-feira, dia 11 de Junho, celebraremos a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus.

Na nossa comunidade paroquial de Pinhel era uma data importante pela festa que se realizava e que, nestes tempos de pandemia, e segundo ordens superiores, não vai ser possível realizar.

No entanto, não queremos deixar de assinalar a solenidade.

Nesse sentido, as mordomas de 2020/2021, em conjunto com os responsáveis da paróquia, decidiram marcar a solenidade com pequenos gestos. Assim, convidam a população a colocar colchas nas janelas e varandas das casas, na tarde desse dia, para simbolizar o respeito para com o Santíssimo Sacramento.

A Eucaristia será celebrada às 18h30 ao ar livre, no jardim 5 de Outubro, com as condições e normas imprescindíveis. Recordamos especialmente o uso obrigatório de máscara, o respeito pelas indicações dos Ministros do Acolhimento e pela distância mínima de segurança.

No final da Eucaristia, prevê-se um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento que se concluirá com a bênção da Comunidade e da Cidade.

“De forma a assinalar, num gesto simbólico, a solenidade conhecida como a ‘solenidade do Corpo de Deus’, pedimos a colaboração de todos os paroquianos da paróquia de Pinhel, para que coloquem nas janelas e varandas umas colchas, tal como era hábito à passagem da Procissão. Pedimos que o façam em toda a cidade, no maior número de janelas.

Este ato simbólico pretende relembrar que Deus está presente nas nossas vidas, uma presença tão real como no seu Santíssimo Corpo e Sangue. Pretende igualmente homenagear esta solenidade!

Nota: Não será possível solenizar a data, como pretendíamos, com missa seguida de procissão, mas no final da missa prevista, que será ao ar livre no “Jardim 5 de Outubro” pelas 18h30, faremos uns breves momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento que será concluído com a Benção.”

 As mordomas do Corpo de Deus – 2020/2021